3/20/2014

Tirando o Visto Americano em São Paulo

No último final de semana estive em São Paulo para tirar o visto de Turismo para os Estados Unidos.
Tive muitas dúvidas antes da viagem e quero compartilhar com vocês minha experiência para que eu possa auxiliar quem está passando ou vai passar pela mesma situação em breve. Então senta que lá vem história!

Todo o processo de agendamento e preenchimento de formulário online, deixamos para um despachante. O escolhido foi a Big Golden Tour que deixou por nossa conta apenas a organização dos documentos para apresentar no dia da entrevista (apenas se solicitado).
Foram eles:
- Passaporte com validade de 06 meses;
- Página de confirmação do preenchimento do formulário DS160 (cedido pela agência);
- Página de confirmação de agendamento (cedido pela agência);- RG, CPF;
- IR;
- Comprovante de residência;
- Extrato de conta bancária;
- Declaração de matrícula ou Atestado de frequência;
- Carteira de trabalho;
- Contra cheque...
Ou seja, documentos que comprovem vínculos com o Brasil.

Para quem vai ter a viagem custeada por outra pessoa(pai, mãe, tia...), é muito importante levar os documentos do custeador e uma carta de custeio, que você pode baixar aqui.
Uma declaração do empregador assinada, que comprove que você vai viajar apenas no seu período de férias, também é importante. Você pode ver alguns exemplos aqui.

O processo em São Paulo ocorre em dois dias. O primeiro acontece no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto) para coleta de dados e o segundo no Consulado Americano. Ambos com horário agendado.

Após a confirmação das datas compramos as passagens e então fui atrás de hotel. Li algumas indicações no Trip Advisor (sempre pesquiso no Trip, pois consigo ver as fotos dos viajantes mostrando a real situação do hotel, sem fotos produzidas) e o Ibis Budget Morumbi foi a melhor opção. Preço em conta, próximo ao Consulado Americano (12 minutos a pé e o hotel disponibiliza mapa e explicações de como chegar lá), na frente do Shopping Morumbi e com ponto de táxi embaixo do hotel. Ótimo custo-benefício!


Foto: Divulgação

Ibis Budget São Paulo Morumbi
Avenida Roque Petroni Júnior, 800 - Jardim das Acacias, São Paulo - SP, 04707-000
Telefone:(11) 3775-7500


Nosso horário foi agendado no CASV da Vila Mariana às 13:30 horas, do domingo.
Ele abre apenas às 13:00 horas e o pessoal é atendido por horário, então chegar com meia hora de antecedência foi o suficiente. Depois da fila, passamos pela revista e logo após, na entrada, foram realizadas checagens de páginas de confirmação de agendamento e passaporte. No segundo andar fomos para a fila de atendimento e após, ao guichê indicado. Lá foram coletadas nossas digitais e fotos. Pronto! Em no máximo 10 min fomos atendidos e liberados.




Foto: Blog Viajenaviagem

CASV - SÃO PAULO #1
Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo- SP 04057-000
Horário de funcionamento:
Segunda-feira a Sexta-feira – 7:00 às 18:00.
Domingo – 13:00 às 18:00.

Na segunda-feira tínhamos horário no Consulado Americano agendado às 12:10h. Chegamos com uma hora de antecedência e fomos para a fila de direcionamento, onde as guias foram olhadas e os passaportes recolhidos. Após, fomos para a fila de revista e passagem no detector de metais. Estávamos dentro! Chegamos ao saguão de espera. Lá existem bancos, bebedouros, ventiladores. O pessoal chamou a gente pelo nome, devolveram os passaportes e nos direcionaram para a fila que antecede a fila dos guichês. Tudo super tranquilo, porém, lotado. Enquanto esperávamos, ficamos conversando, vendo outras pessoas e o nervosismo foi passando. Como estava muito cheio, quase não se escutava entrevistas de outras pessoas. No guichê 11, através de uma janela de vidro, fomos atendidos por um americano sério, porém muito educado, que perguntou em Português para onde pretendíamos ir, o que iriamos fazer lá, se tínhamos parentes nos Estados Unidos, qual a nossa profissão, e várias perguntas sobre a empresa do meu namorado: desde ramo de atuação à últimos investimentos, por último perguntou se eu estudava e se eramos casados, e então disse que nossos vistos haviam sido aprovados e nos desejou uma boa viagem! :) Nenhum documento foi solicitado.




Foto: Kekanto

Consulado Geral Estados Unidos
Nota 3.1 de 5 baseada em 20 opiniões
R. Henri Dunant, 500
São Paulo - SP - 04709-110



#FikDik

- No CASV é permitido entrar com bolsa, o celular deve estar desligado. Lá, somos atendidos apenas por brasileiros. É super tranquilo, apenas uma coleta de dados.
- Mesmo com toda a tensão, a entrevista durou no máximo 5 minutos. Você precisa pensar que o que eles vão te perguntar são apenas confirmações para saber se o que você preencheu no formulário é realmente verdade e que você vai voltar para o Brasil. 
- No consulado não é permitido entrar com eletrônicos, apenas com a pasta de documentos. O detector de metais funciona como o do aeroporto, então se você estiver de relógio, cinto, sapatos com metais...Vai precisar tirar.
- Entregamos os passaportes juntos e fizemos a coleta de dados no CASV e a entrevista no consulado juntos. O que nos deu muito mais segurança.
- Em dias quentes, procure ir com uma roupa mais leve. Você não quer se arrumar e chegar no guichê ''derretendo'' né? 
- Se o seu Check-out no hotel for ao meio dia e a sua entrevista depois deste horário, informa-se com a recepção sobre a possibilidade de possuir guarda-volumes para deixar as malas.
- Ontem, foi inaugurado o CASV em Porto Alegre, a partir de agora o pessoal da Região Sul, vai poder fazer a coleta de digitais e fotos na capital do Rio Grande do Sul. Mas o consulado sai apenas em 2015.

Espero ter ajudado!


- Por um visto sem complicações!

0 comentários:

Postar um comentário



 

ULTÍMAS DO INSTA!

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - BLOG DA PRIPRI | DESENVOLVIDO POR: VINICIUS RIBEIRO - WEB DESIGNER